Vai Renovar a Casa ?
Mudar ou incluir um pouquinho mais de cor é uma ótima maneira de renovar o visual de seus ambientes. Afinal, a pintura é responsável por agregar ainda mais estilo e personalidade aos cômodos. Porém, além de definir a cor, é importante conhecer as diferenças básicas das diversas variedades de tinta para parede. De modo geral, tudo vai depender do tipo de superfície a ser pintada e da sua localização – interna ou externa.
Tinta para parede interna e externa

Outro detalhe da tinta acrílica é que ela possui três tipos de acabamento: fosco, acetinado e semibrilho. Apesar dessa escolha ser totalmente pessoal, uma dica pode simplificar sua tomada de decisão. É que o tipo fosco ajuda a tornar as imperfeições das paredes mais sutis. Por isso, é o preferido de quem precisa pintar superfícies mais rugosas. Já para paredes lisas, os tipos mais escolhidos costumam ser o acetinado e o semibrilho.
Faça você mesmo

Antes de tudo, observe o estado atual da parede, que deve estar firme, limpa, livre de infiltração, umidade, pó, gordura e mofo. Caso necessário, consulte um pintor experiente para avaliar e corrigir a situação. Já em termos de materiais, basicamente serão necessários rolo, bandeja, pincel, lixas médias e finas, espátula e/ou desempenadeira, fita crepe e lona.

Para começar o trabalho, aplique a fita crepe para isolar detalhes que não devem receber tinta. Por exemplo: tomadas, rodapés e marcos de portas e janelas. A lona também será útil para proteger o chão. Feito isso, lixe as paredes e corrija as imperfeições, preenchendo-as com massa corrida. Depois, aplique uma ou duas demãos de selador. Caso deseje um resultado mais rústico, utilize diretamente a tinta para parede. Já para um acabamento superior, antes de pintar, aplique a massa corrida ou acrílica. Após, lixe e limpe a parede com um pano úmido para retirar o pó. Isso porque a poeira e partículas soltas são as principais responsáveis pelo descascamento de tinta.
Dicas adicionais
Prefira pintar em horários de bastante luz natural e em dias de temperatura amena e com pouca umidade. Para obter uma boa cobertura de tinta, faça movimentos em W. Além disso, para os locais mais difíceis de pintar com o rolo, como os cantos, por exemplo, use uma trincha. Já no caso de paredes com mofo, a dica é escolher a tinta acrílica Chega de Mofo, da Coral. Com tecnologia fungicida, é indicada para paredes internas e externas




Comentários